Fechar

Com 50 anos de actividade, a Trivalor, SGPS, S.A. é uma holding de capital 100% nacional que actua no segmento de Business & Facility Services, nas áreas de gestão integrada de serviços, serviços partilhados, saúde e segurança no trabalho, restauração colectiva, restauração pública e catering de eventos, vending, representações e logística, produção alimentar, produção industrial, segurança humana e electrónica, limpeza, benefícios e incentivos, manutenção e gestão de facilities, gestão documental e trabalho temporário e outsourcing.

A abrangente oferta de serviços da Trivalor tem como destinatários empresas e outras organizações públicas e privadas, a operar em diferentes sectores - desde a indústria aos serviços (banca, saúde, ensino, forças armadas e de segurança).

www.trivalor.pt

Alimentação Saudável e Sustentável

PROGRAMA DE REDUÇÃO DO CONSUMO DE SAL

Para melhorar o estado de saúde dos nossos consumidores e colaboradores, uma das prioridades é a redução da utilização de sal de adição. Assim, no âmbito do Projeto MINOR SAL, o ITAU assinou um protocolo com a Administração Regional de Saúde do Centro e a Fundação Portuguesa de Cardiologia, que visa uma diminuição dos valores de sal adicionado à sopa nos estabelecimentos sob a sua responsabilidade (Sopa.Come).

A par desta estratégia, o ITAU ,através da AHRESP, subscreu os compromissos do PNPAS, da Direção-Geral de Saúde, relativamente à diminuição dos valores de sal adicionado. Até 2020, pretende-se atingir uma redução média de 20% em cada ano. Este programa contempla os seguintes aspetos:

• Monitorização do consumo de sal por unidade;
• Ações de formação para colaboradores;
• Ações de sensibilização para clientes.

Parceiros: Administração Regional de Saúde do Centro, Fundação Portuguesa de Cardiologia, AHRESP


Projeto Nutriciência: Jogar, Cozinhar e Aprender

O ITAU associou-se, em conjunto com outras empresas do Grupo Trivalor, à União das Misericórdias Portuguesas (UMP), à Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), à Rádio Televisão Portuguesa (RTP) e à Un iversidade de Oslo-Noruega (UO) para patrocinar o projeto de investigação Nutriciência, que visa aumentar a literacia nutricional e alimentar de famílias de baixo nível socioeconómico através de uma estratégia de comunicação inovadora.

O projeto é destinado às crianças do ensino pré-escolar (dos 3 aos 5 anos) das Santas Casas de Misericórdia de Portugal, bem como às respetivas famílias e educadores. Consiste numa intervenção online, que assenta numa plataforma interativa digital na qual se pretende, mais especificamente, promover o consumo de hortofrutícolas, a diminuição da ingestão de sal e açúcar, sendo estas consideradas áreas prioritárias pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta ferramenta pode funcionar enquanto rede social, onde são partilhados materiais informativos, desafios, bandas desenhadas e um jogo digital sobre nutrição e alimentação. Adicionalmente, inclui um fórum para os participantes, bem como um curso online sobre Nutrição e Alimentação no formato MOCC (Massive Open Online Course) para os educadores.

O projeto foi desenvolvido pela Universidade do Porto [Faculdade de Letras (FLUP), Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) e Faculdade de Engenharia (FEUP)], financiado pelo Programa Europeu EEA Grant, com o apoio do Serviço Nacional de Saúde (Ministério da Saúde), Administração Geral do Sistema de Saúde I.P. (ACSS) e Programa Iniciativas de Saúde Pública (PISP). Este projeto está alinhado com o Programa Health 2020 da OMS e com o Plano Nacional de Saúde, que promove a comunicação inovadora e sustentada das necessidades sociodemográficas, e com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) que incentiva à inovação e modo como se informa sobre hábitos alimentares saudáveis. Contou ainda com a ajuda do chefe Hélio Loureiro na seleção e confeção das melhores receitas enviadas pelas famílias participantes e na cerimónia de entrega de prémios, em setembro de 2016, onde foram servidos cerca de 100 almoços saudáveis.

Site: https://nutriciencia.pt/

Parceiros: UMP, SCMP, RTP, UP, FLUP, FEUP, FCNAUP,UO, SNS, ACSS, PISP, PNPAS



MOVIMENTO ZERO DESPERDÍCIO

No dia 16 de outubro de 2015, Dia Mundial da Alimentação, a Trivalor e a Secretaria de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar lançaram o guia “Os 4 S’s da Alimentação”. O duplo objetivo da elaboração deste documento é a difusão das boas práticas de sustentabilidade alimentar adaptada à economia familiar e a sensibilização para as várias vertentes da alimentação e do seu dinamismo.

Destinados ao grande público, os conteúdos refletem temas tão variados como:

• conselhos de economia doméstica;
• sugestões de refeições diárias mais saudáveis, saborosas e seguras;
• ementas equilibradas;
• receitas originais e apetitosas criadas pelos chefes de empresas;
• combate ao desperdício alimentar.

O evento de lançamento decorreu na Porto Business School, contando com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar e da Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, entre outras figuras representantes do setor da alimentação em Portugal.

Estiveram presentes no evento alunos de escolas básicas da Maia que realizaram um workshop prático sobre duas receitas da publicação.

Os trabalhos foram dinamizados por elementos da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN) e pelos nossos chefes. Posteriormente, no Natal de 2016, o livro foi reeditado com a C.M de Lisboa, tendo sido adicionadas 6 receitas saudáveis para a Consoada, desenvolvidas pela equipa de nutricionistas e chefes do Saúde à Mesa.

A publicação está disponível online para leitura e download gratuito, no site da Trivalor: www.trivalor.pt

Parceiros: Secretaria de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Porto Business School, Câmara Municipal de Lisboa

Download "Os 4Ss da alimentação"



ITAU educa com a Nutri Ventures

O ITAU educa com a Nutri Ventures é um projeto criado em parceria com a série de animação Nutri Ventures para colaborar na educação dos alunos das escolas portuguesas na adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Iniciado no ano letivo 2016/2017, em 6 Agrupamentos de escolas do Município de Valongo e no Colégio de Gaia (ensino pré-escolar e 1º Ciclo), o projeto visa envolver e sensibilizar as crianças, comunidade escolar e familiares para assumirem o compromisso de uma alimentação saudável.

As atividades realizadas tiveram como principais objetivos a redução do consumo de sal e açúcar simples e o aumento do consumo de proteína de origem vegetal, através de distribuição de materiais pedagógicos, nomeadamente de livros mensais colecionáveis, numa caderneta personalizada. O conteúdo educativo é transmitido pelos heróis da Nutriventures em banda desenhada exclusiva e em atividades "feitas à medida", num total de 10 edições.

O projeto ITAU educa com a Nutri Ventures levou já à educação alimentar de mais de 4700 crianças que participaram de forma original e interativa.



Saúde à Mesa

O "Saúde à Mesa" é uma marca registada pelo Grupo Trivalor e representa um selo de qualidade nutricional e organolética de uma seleção de pratos servidos.

Nas unidades ITAU aderentes encontrará pratos diferentes, criados por uma equipa de nutricionistas e chefes de cozinha, numa abordagem inovadora de introdução de alternativas mais saudáveis que os equivalentes tradicionais, garantindo-se o equilíbrio nutricional essencial à manutenção de um bom estado de saúde.

E você? "Hoje, já provou?"



Low salt

O projeto Low Salt nasceu da atual e crescente preocupação que o risco do excessivo consumo de sal representa para a Saúde Pública.

Com este projeto, o ITAU pretende diminuir o consumo de sal dos consumidores dos seus restaurantes, através de uma metodologia de redução gradual do sal de adição às suas refeições, possibilitando a adaptação do paladar dos consumidores e evoluindo os seus resultados face aos valores preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Low Salt já arrancou em unidades da área do ensino com resultados muito satisfatórios, que nos levam a acreditar que, pela aceitabilidade dos consumidores e adesão das equipas operacionais, a metodologia testada será facilmente replicada em todos os nossos restaurantes.

Menos Sal, mais Saúde!



Crescer +

Saber o estado de crescimento das crianças é fulcral para otimizar ao máximo o seu desenvolvimento.

O ITAU, enquanto promotor de hábitos de vida e estilos saudáveis, através de ofertas alimentares diversificadas e equilibradas, lançou o desafio de se fazer um estudo sobre a população juvenil do concelho de Valongo. Este estudo, que contará com a parceria da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto (FCNAUP), analisará a relação entre as variáveis sexo, idade, ano de escolaridade, turma, escola, peso, estatura, nível de escolaridade dos pais, número de irmãos e perceção da composição corporal. Os dados serão recolhidos por técnicos com formação para o efeito e resultarão na identificação de possíveis necessidades de intervenção, que poderão ser utilizadas para delinear estratégias e programas mais personalizados para esta população.

O ITAU é a entidade promotora e tem como parceiros a Câmara Municipal de Valongo e a FCNAUP.



Dose Certa

Consciente da problemática do Desperdício Alimentar, o ITAU contempla no seu plano de ações várias medidas que visam minimizar este desperdício na sua produção.

O desperdício alimentar é um desperdício de recursos!

Desafiado pela LIPOR, o ITAU abraçou o Projeto Dose Certa, para promover a redução do desperdício alimentar nas suas unidades e, ao mesmo tempo, sensibilizar funcionários e clientes para o problema.

Desta recente parceria, o ITAU Norte já conta com o Selo Dose Certa em duas unidades reconhecidas pela adoção de melhores práticas na redução do desperdício alimentar.

Ver também: http://www.lipor.pt/pt/educacao-ambiental/horta-da-formiga/desperdicio-alimentar/noticias/lipor-e-itau-unem-esforcos-para-reduzir-o-desperdicio-alimentar/



MINORSAL. SAÚDE

Em 2015, foi assinado pelo nosso Presidente do Conselho de Administração, o Sr. Domingos Rufino Pereira, o Protocolo Minorsal.Saúde estabelecido entre o ITAU, a ARS Centro e a Fundação Portuguesa de Cardiologia. O projeto Minorsal.Saúde assenta na implementação de uma estratégia a nível regional de intervenção comunitária, visando a redução dos consumos alimentares de sal para valores de 5g/dia, seguindo assim as orientações da OMS.



CAMPANHA NACIONAL DA - DIREITO À ALIMENTAÇÃO

A Trivalor assinou a Carta de Direito à Alimentação, da Campanha Nacional DA - Direito à Alimentação, como membro da Comissão de Honra, promovido pela AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e sob o alto patrocínio de Sua Excelência o presidente da República Portuguesa.



DARIACORDAR

O ITAU estabeleceu um protocolo de cooperação com a DariAcordar, entidade que promove as suas iniciativas solidárias junto de entidades político-administrativas, sociais e económicas (IPSS's, Misericórdias, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, etc) que desejem colaborar no crescimento deste projeto inovador no campo da solidariedade social.

A partir desta Associação surge o movimento Zero Desperdício (www.zerodesperdicio.pt), que faz parcerias entre estabelecimentos que tenham refeições e outros bens alimentares que nunca foram servidos e IPSS's, Misericórdias, ONGs e outras Associações de Solidariedade que encaminham esses bens alimentares para quem deles precisa.



SAVES KIDS LIVES

Campanha de Segurança Rodoviária - #SaveKidsLives

Campanha internacional coordenada pela United Nations Global Road Safety Collaboration, com o objetivo de alertar as crianças para a prevenção dos acidentes rodoviários e a redução das suas consequências. A campanha contou com a adesão de inúmeras escolas, tendo o nosso apoio sido concretizado através da elaboração e divulgação do livro "Segurança Rodoviária - Salvar Vidas Na Estrada".



PARTICPAÇÃO GRACE

  • III Edição Responsabilidade Social Empresarial de Sucesso - Mostra de Boas Práticas - 11 de Março 2016 - Mercado do Bom Sucesso, Porto
  • "Parcerias entre empresas e cidades rumo à sustentabilidade" - 11 de Março de 2016, Auditório Lipor, Gondomar
  • Programa Voluntariado em Família - 14.05.2016
  • 10ª EDIÇÃO GIRO - GRACE, INTERVIR, RECUPERAR, ORGANIZAR

Entidade - GRACE, em parceria com outras entidades; Iniciativa de voluntariado corporativo de maior dimensão nacional que reunirá centenas de voluntários em ações cívicas e de preservação ambiental. Terão lugar ações de preservação ambiental, o GIRO Acessível, cujo objetivo é sensibilizar os voluntários no domínio da acessibilidade e educar para a mobilidade e para a inclusão.



Rastreio do daltonismo e da acuidade visual

Participação no programa de sensibilização da população para o sistema de identificação de cores para daltónicos, através da aquisição de ColorADD School Kits oferecidos a alunos de uma câmara municipal, no âmbito do rastreio de daltonismo e da acuidade visual.

Parceiros: Color ADD e Câmara Municipal de Valongo



"RECEITAS DELICIOSAS PARA DOENTES ONCOLÓGICOS EM TRATAMENTO"

Apoiámos e participámos ativamente no projeto de nutrição oncológica coordenado pela IPSS aTTitude, nas pessoas de Bibi Sattar e Francisco Marques, que juntaram uma equipa técnico-científica e convidaram vários chefes, do qual resultou o livro de receitas que pode ser acedido em: www.nutricaooncologica.org.pt.

O livro procura indicar princípios básicos e flexíveis da nutrição oncológica, bem como disponibilizar receitas que possam apoiar os doentes oncológicos em tratamento a ultrapassar sintomas ou efeitos secundários mais comuns, decorrentes particularmente da quimioterapia. Baseia-se na premissa de que "uma nutrição adequada assume um papel essencial, uma vez que contribui para que o organismo disponha dos recursos necessários para fortalecer as suas defesas e para manter níveis de energia adequados, contribuindo para uma reação favorável para ultrapassar os efeitos não desejáveis dos tratamentos".

Parceiros: aTTitude - Associação de Solidariedade Social, Hospital Privado dos Lusíadas Lisboa