Fechar

Com 50 anos de actividade, a Trivalor, SGPS, S.A. é uma holding de capital 100% nacional que actua no segmento de Business & Facility Services, nas áreas de gestão integrada de serviços, serviços partilhados, saúde e segurança no trabalho, restauração colectiva, restauração pública e catering de eventos, vending, representações e logística, produção alimentar, produção industrial, segurança humana e electrónica, limpeza, benefícios e incentivos, manutenção e gestão de facilities, gestão documental e trabalho temporário e outsourcing.

A abrangente oferta de serviços da Trivalor tem como destinatários empresas e outras organizações públicas e privadas, a operar em diferentes sectores - desde a indústria aos serviços (banca, saúde, ensino, forças armadas e de segurança).

www.trivalor.pt

Alimentação Saudável e Sustentável

PROGRAMA DE REDUÇÃO DO CONSUMO DE SAL

Para melhorar o estado de saúde dos nossos consumidores e colaboradores, uma das prioridades é a redução da utilização de sal de adição. Assim, no âmbito do Projeto MINOR SAL, o ITAU assinou um protocolo com a Administração Regional de Saúde do Centro e a Fundação Portuguesa de Cardiologia, que visa uma diminuição dos valores de sal adicionado à sopa nos estabelecimentos sob a sua responsabilidade (Sopa.Come).

A par desta estratégia, o ITAU ,através da AHRESP, subscreu os compromissos do PNPAS, da Direção-Geral de Saúde, relativamente à diminuição dos valores de sal adicionado. Até 2020, pretende-se atingir uma redução média de 20% em cada ano. Este programa contempla os seguintes aspetos:

• Monitorização do consumo de sal por unidade;
• Ações de formação para colaboradores;
• Ações de sensibilização para clientes.

Parceiros: Administração Regional de Saúde do Centro, Fundação Portuguesa de Cardiologia, AHRESP


Projeto Nutriciência: Jogar, Cozinhar e Aprender

O ITAU associou-se, em conjunto com outras empresas do Grupo Trivalor, à União das Misericórdias Portuguesas (UMP), à Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), à Rádio Televisão Portuguesa (RTP) e à Universidade de Oslo-Noruega (UO) para patrocinar o projeto de investigação Nutriciência, que visa aumentar a literacia nutricional e alimentar de famílias de baixo nível socioeconómico através de uma estratégia de comunicação inovadora.

O projeto é destinado às crianças do ensino pré-escolar (dos 3 aos 5 anos) das Santas Casas de Misericórdia de Portugal, bem como às respetivas famílias e educadores. Consiste numa intervenção online, que assenta numa plataforma interativa digital na qual se pretende, mais especificamente, promover o consumo de hortofrutícolas, a diminuição da ingestão de sal e açúcar, sendo estas consideradas áreas prioritárias pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta ferramenta pode funcionar enquanto rede social, onde são partilhados materiais informativos, desafios, bandas desenhadas e um jogo digital sobre nutrição e alimentação. Adicionalmente, inclui um fórum para os participantes, bem como um curso online sobre Nutrição e Alimentação no formato MOCC (Massive Open Online Course) para os educadores.

O projeto foi desenvolvido pela Universidade do Porto [Faculdade de Letras (FLUP), Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) e Faculdade de Engenharia (FEUP)], financiado pelo Programa Europeu EEA Grant, com o apoio do Serviço Nacional de Saúde (Ministério da Saúde), Administração Geral do Sistema de Saúde I.P. (ACSS) e Programa Iniciativas de Saúde Pública (PISP). Este projeto está alinhado com o Programa Health 2020 da OMS e com o Plano Nacional de Saúde, que promove a comunicação inovadora e sustentada das necessidades sociodemográficas, e com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) que incentiva à inovação e modo como se informa sobre hábitos alimentares saudáveis. Contou ainda com a ajuda do chefe Hélio Loureiro na seleção e confeção das melhores receitas enviadas pelas famílias participantes e na cerimónia de entrega de prémios, em setembro de 2016, onde foram servidos cerca de 100 almoços saudáveis.

Site: https://nutriciencia.pt/

Parceiros: UMP, SCMP, RTP, UP, FLUP, FEUP, FCNAUP,UO, SNS, ACSS, PISP, PNPAS

MOVIMENTO ZERO DESPERDÍCIO

No dia 16 de outubro de 2015, Dia Mundial da Alimentação, a Trivalor e a Secretaria de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar lançaram o guia “Os 4 S’s da Alimentação”. O duplo objetivo da elaboração deste documento é a difusão das boas práticas de sustentabilidade alimentar adaptada à economia familiar e a sensibilização para as várias vertentes da alimentação e do seu dinamismo.

Destinados ao grande público, os conteúdos refletem temas tão variados como:

• conselhos de economia doméstica;
• sugestões de refeições diárias mais saudáveis, saborosas e seguras;
• ementas equilibradas;
• receitas originais e apetitosas criadas pelos chefes de empresas;
• combate ao desperdício alimentar.

O evento de lançamento decorreu na Porto Business School, contando com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar e da Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, entre outras figuras representantes do setor da alimentação em Portugal.

Estiveram presentes no evento alunos de escolas básicas da Maia que realizaram um workshop prático sobre duas receitas da publicação.

Os trabalhos foram dinamizados por elementos da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN) e pelos nossos chefes. Posteriormente, no Natal de 2016, o livro foi reeditado com a C.M de Lisboa, tendo sido adicionadas 6 receitas saudáveis para a Consoada, desenvolvidas pela equipa de nutricionistas e chefes do Saúde à Mesa.

A publicação está disponível online para leitura e download gratuito, no site da Trivalor: www.trivalor.pt

Parceiros: Secretaria de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Porto Business School, Câmara Municipal de Lisboa

Atividades das equipas

EXERCÍCIO “A TERRA TREME”

O ITAU associou-se ao exercício público de cidadania, no âmbito do risco sísmico, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). Com a duração de apenas 1 minuto, este exercício procura alertar para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que devemos adotar antes, durante e depois de um sismo, independentemente do local em que nos encontremos.

Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR estão largamente consensualizados entre a comunidade científica nacional e internacional como sendo a melhor resposta para nos podermos salvar em caso de sismo.

Halloween

(Fotos das equipas da Bosch Car Multimédia e do Centro Hospitalar de V. N. de Gaia)

São Martinho

(Foto da equipa de uma unidade hospitalar da zona de Lisboa)

Dia Mundial da Alimentação com o tema Sustentabilidade Alimentar

• Sorteio de um Cabaz Sustentável com produtos alimentares

(Fotos das equipas da Bosch Car Multimédia, Rar, CRN)

• Atividades na Bosch Car Multimédia para alerta do consumo excessivo de açúcar:

• Palete com a quantidade de açúcar (1000kg) consumida só na ingestão de refrigerantes durante o mês de setembro;

• Suporte com garrafas que contém no interior a quantidade de açúcar correspondente a cada refrigerante;

• Rodapé nas vitrines das bebidas a alertar para o perigo do consumo de açúcar.