Ano Internacional Frutas e Legumes – Maio

Ano Internacional Frutas e Legume

Consumir fruta e legumes da época é a melhor forma de aproveitar todo o sabor e valor nutricional destes alimentos.

Outra vantagem é que se consegue tirar melhor partido da relação entre a qualidade e o preço.

Partilhamos a sugestão de maio da iniciativa Ano Internacional das Frutas e Legumes: 12 meses, 12 receitas, desta vez enviada pelos colegas Paula Costa e António Rodrigues, do Centro de Apoio Social dos Anjos (CASA).

Será uma boa ideia combinar peixe com frutas e legumes? Uma receita improvável mas muito original e colorida! Peixe à Primavera com puré de couve-flor!

Ingredientes:

/ 2 douradas

/ 200gr couve-flor

/ 50gr feijão-verde

/ 3 rabanetes

/ 4 dentes alho

/ 100gr cenoura

/ 100 gr tomate

/ 2 folhas alface

/ 1/2 chávena framboesa picada

/ 1/2 chávena manga picada

/ 1 chávena morangos picados

/ 100ml natas

/ Sal e Pimenta q.b.

/ Azeite q.b.

/ Vinagre q.b.

/ Salsa q.b.

Modo de Preparação:

Numa panela colocam-se as natas, a couve-flor e os rabanetes picados. Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se cozinhar durante 15 minutos.

Picam-se os alhos e refogam-se com um fio de azeite.

Misturam-se os alhos à couve-flor e ao rabanete e tritura-se até obter um puré fino e sem grumos. Reserva-se.

Numa assadeira coloca-se o peixe e tempera-se com sal, pimenta e um fio de azeite. Leva-se ao forno durante 10 a 15 minutos, a 190ºC.

Numa tijela colocam-se os morangos, a framboesa e a manga. Tempera-se com salsa picada e uma pitada de sal. Adiciona-se o azeite e vinagre e mistura-se bem.

Num tacho refoga-se a cenoura ralada ou em cubos e o feijão-verde laminado. Adicionam-se as frutas e deixa-se cozer por 2 minutos em lume alto.

Numa travessa dispõe-se o peixe com o puré de couve-flor e  refogado dos legumes e frutas. Acompanha-se com alface, tomate às rodelas e rabanete.

#ITAU

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