Ano Internacional Frutas e Legumes – Novembro

Ano Internacional Frutas e Legume

O mês de novembro é particularmente rico porque encontramos alimentos muito interessantes no calendário da sazonalidade.

Tipicamente, o São Martinho traz-nos as castanhas. E a sugestão deste mês é uma sobremesa para nos adoçar a boca, com outro dos alimentos-estrela desta época – o diospiro.

Delicie-se com este Strudel de Diospiro e Crocante de Castanhas.

É uma receita sem açúcar adicionado, porque por ser uma fruta bastante doce, o único açúcar desta sobremesa é o naturalmente presente no diospiro. É também uma sugestão que contribui para a redução do desperdício, uma vez que pode (e deve) aproveitar os diospiros já muito maduros, picados ou feios.

 

Ingredientes:

Para a massa:

/ 250gr Farinha com fermento

/ 675ml de água tépida

/ 225ml de óleo

/ 1 pitada de sal

Para a cobertura:

/ 150gr castanhas

Para o recheio:

/ 3 diospiros “feios”

(maduros ou picados)

/ 1 punhado de sultanas

/ 1 pitada de canela em pó

Modo de Preparação:

Na batedeira colocar a farinha, o óleo, a água e o sal e bater ate ficar com uma consistência de massa pegajosa. Deixar descansar por 30 minutos, em temperatura ambiente.

Num tabuleiro com papel vegetal colocar um fio de óleo e estender a massa com um rolo em forma de retângulo. Na massa espalhe os diospiros cortados e fatias, as sultanas e a canela em pó.

Dobrar as laterais da massa (topos) e enrolar a massa como se fosse uma torta com a ajuda do papel vegetal. Para o topping, cozer as castanhas. De seguida picar em pedaços não muito pequenos e polvilhar sobre o strudel já enrolado.

Levar ao forno a 180ºC até a massa estar cozida. Pode-se decorar com açúcar em pó.

#ITAU

#AnoInternacionalFrutaeLegumes

Tem comentários para nós?