O mês de novembro é particularmente rico porque encontramos alimentos muito interessantes no calendário da sazonalidade.
Tipicamente, o São Martinho traz-nos as castanhas. E a sugestão deste mês é uma sobremesa para nos adoçar a boca, com outro dos alimentos-estrela desta época – o diospiro.
Delicie-se com este Strudel de Diospiro e Crocante de Castanhas.
É uma receita sem açúcar adicionado, porque por ser uma fruta bastante doce, o único açúcar desta sobremesa é o naturalmente presente no diospiro. É também uma sugestão que contribui para a redução do desperdício, uma vez que pode (e deve) aproveitar os diospiros já muito maduros, picados ou feios.
Ingredientes:
Para a massa:
/ 250gr Farinha com fermento
/ 675ml de água tépida
/ 225ml de óleo
/ 1 pitada de sal
Para a cobertura:
/ 150gr castanhas
Para o recheio:
/ 3 diospiros “feios”
(maduros ou picados)
/ 1 punhado de sultanas
/ 1 pitada de canela em pó
Modo de Preparação:
Na batedeira colocar a farinha, o óleo, a água e o sal e bater ate ficar com uma consistência de massa pegajosa. Deixar descansar por 30 minutos, em temperatura ambiente.
Num tabuleiro com papel vegetal colocar um fio de óleo e estender a massa com um rolo em forma de retângulo. Na massa espalhe os diospiros cortados e fatias, as sultanas e a canela em pó.
Dobrar as laterais da massa (topos) e enrolar a massa como se fosse uma torta com a ajuda do papel vegetal. Para o topping, cozer as castanhas. De seguida picar em pedaços não muito pequenos e polvilhar sobre o strudel já enrolado.
Levar ao forno a 180ºC até a massa estar cozida. Pode-se decorar com açúcar em pó.