Ano Internacional Frutas e Legumes – Setembro

Ano Internacional Frutas e Legume

O Outono traz os frutos secos ao calendário da sazonalidade. Também designados por frutos gordos ou frutos oleaginosos, por serem uma importante fonte de lípidos, sobretudo ácidos gordos polinsaturados. São exemplo a noz, o pinhão, a castanha do brasil, o caju, o pistacho e a avelã. Os constituintes funcionais destes alimentos são os Ácidos gordos polinsaturados e o Ácido α-linolénico, tão importantes para a nossa Saúde.

A sugestão deste mês é uma Granola de frigideira, super rápida e prática para fazer em casa, sem adição de açúcares mas com muito sabor e riqueza nutricional.

Bom proveito e um Outono Feliz!

Ingredientes

Para a base:

   / 1 chávena e meia de flocos de aveia

/  1 chávena de millet puff

/  3 colher de sopa de lascas de coco

/  meia chávena de nozes e amêndoas

/  1 colher de sopa de sementes de abóbora

/  1 colher de sopa de sementes de linhaça

/  1 colher de sopa de sementes de sésamo

/  1 colher de sobremesa de canela

/  1 colher de chá de erva doce

/  5 tâmaras

/  1 colher de sopa de azeite

 

Modo de preparação

Começar por hidratar as tâmaras cobrindo-as com água a ferver. Juntar os flocos de aveia, millet e as lascas de coco numa frigideira e tostar 2-3 minutos, mexendo sempre.

Acrescentar os frutos secos e as sementes e tostar novamente mexendo sempre. Triturar as tâmaras com a água da demolha, acrescentar o azeite e envolver.

Adicionar a canela e outras especiarias a gosto, como erva doce, e a pasta de tâmaras aos flocos e às sementes tostadas. Envolver bem e levar ao lume até tostar 2-3 minutos, mexendo sempre.

#ITAU

Tem comentários para nós?