Ano Internacional Frutas e Legumes – Janeiro

Ano Internacional Frutas e Legume

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) lançou o Ano Internacional das Frutas e Legumes 2021 com um apelo para melhorar a produção alimentar saudável e sustentável, através da inovação e tecnologia e para reduzir as perdas e desperdícios alimentares.

As frutas e vegetais são excelentes fontes de fibras alimentares, vitaminas e minerais e fitoquímicos diversos.

Assim, desafiámos os nossos profissionais de cozinha e pastelaria a apresentar uma receita com os alimentos “estrela” desta iniciativa, Frutas e Legumes – 12 meses|12 receitas, respeitando a sazonalidade e privilegiando a produção nacional.

Conheça a 1ª receita, sugerida pelo nosso Chef Marc Koener – um delicioso cheesecake de abóbora e laranja.

Ingredientes

Para a base:

/ 250g bolachas digestivas

/ 85g manteiga

/ sal

Para o creme:

/ 420g puré de abóbora

/ 4 ovos

/ 3 gemas

/ 160g açúcar amarelo

/ canela em pó

/ raspa de 1 laranja grande

/ sal

/ 680g queijo creme

/ 230g queijo mascarpone

 

Modo de preparação

Base:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Derreter a manteiga e deixar repousar. Triturar as bolachas com uma pitada de sal num processador ou à mão, até obter migalhas finas. Juntar a manteiga até a mistura ficar com textura de “areia molhada”. Passar a mistura para uma forma de fundo amovível e calcar na base e 5cm no rebordo. Levar ao forno até as bordas da massa começarem a ganhar cor – 8 a 10 minutos. Deixar arrefecer.

Creme:

Remover todos os ingredientes do frigorífico de modo a que estejam à temperatura ambiente na altura da confeção (2-3H). Cozer a abóbora, escorrer bem e triturar até obter um puré uniforme. Bater o açúcar com os ovos e as gemas até obter uma espuma uniforme. Juntar a canela, a raspa de laranja e continuar a bater. Juntar o puré de abóbora e continuar a bater até a mistura estar uniforme.

Por fim, juntar o queijo creme e o mascarpone até ambos estarem incorporados e a mistura estar uniforme. Bater com a taça numa superfície sólida de modo a remover eventuais bolhas que se possam ter formado.

Montagem e confeção

Envolver a forma em papel de alumínio, de modo a torná-la estanque e verter o creme na forma. Colocar a forma num tabuleiro fundo e encher o tabuleiro com água até metade da altura da forma do cheesecake.

Levar ao forno a 180ºC durante 85 a 100 minutos – até as bordas estarem firmes e o centro ainda a abanar ligeiramente.  Remover do forno ainda no banho-maria e deixar repousar 15 minutos. Remover do banho-maria e deixar arrefecer completamente antes de desenformar – 2 a 3 horas. Colocar no frigorífico para que fique pronto a servir – frio e firme. Servir simples, com uma bola de gelado ou chantilly.

#ITAU

Tem comentários para nós?