Refeição sustentável assinala Dia Mundial da Alimentação no Hospital Lusíadas Lisboa

Iniciativas

A 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação. A Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa quis ir mais além e acrescentar o ingrediente da sustentabilidade à alimentação saudável, pretendendo despertar para a importância de um maior consumo de proteína de origem vegetal, alimentos de época e ingredientes minimamente processados.

 Assim, e em colaboração com o ITAU e a equipa de chefs responsável pelas refeições, juntou-se ao movimento European Healthcare Culinary Contest, promovido pela Organização Mundial da Saúde, que desafia equipas de alimentação de hospitais em todo o mundo a, no Dia Mundial da Alimentação, criar e divulgar uma receita saudável e sustentável. Depois de criada e aprovada esta receita foi incluída na ementa de almoço do refeitório do Hospital Lusíadas Lisboa.

 Partilhamos a receita, para que possa replicar em sua casa.:

 

Ingredientes para a massa:

/ 1kg de couve-flor

/ 450g de farinha de trigo

/ 135g de farinha de linhaça

/ 100g de castanha de caju

/ 60g de levedura nutricional (opcional)

/ 40ml de azeite

/ 12g de fermento de padeiro

/ 9g de ervas de Provence (Mistura de ervas secas: alecrim, segurelha, manjerona, orégãos, manjericão e tomilho)

/ 2g de sal

/ 1g de alho em pó

Ingredientes para o molho:

/ 500g de queijo tipo Quark batido

/ 125g de iogurte natural

/ 40g de manjericão fresco

/ 15ml de sumo de limão

/ 5g de alhos assados

Ingredientes para o recheio (chili de soja):

/ 800g de feijão encarnado seco

/ 500g de soja fina granulada

/ 300g de abóbora

/ 200g de cogumelos

/ 200g de cebola picada

/ 150g de cenoura ralada

/ 60ml de azeite

/ 2 Couves “Pak-choi”

/ 50g de paprica fumada

/ 15g de alhos finamente picados

/ 10g de malaguetas vermelhas frescas sem sementes

/ 5g de sal

/ 2g de pimenta preta moída

Modo de preparação:

Pão:

1. Picar a couve-flor no robot de cozinha;

2. Colocar a couve-flor a cozer numa taça tapada com papel transparente, furado num micro-ondas durante 10 minutos;

3. Retirar a água em excesso;

4. Triturar o caju em conjunto com a levedura nutricional (opcional) e adicionar os temperos (alho em pó e sal). Juntar a mistura à couve-flor;

5. Adicionar ao preparado anterior, a farinha de trigo, o fermento de padeiro ativado (em água morna durante 15 minutos) e as ervas secas. Misturar tudo;

6. Juntar “o ovo de linhaça” (60g de farinha de linhaça com 50mL de água) e misturar novamente;

7. Amassar a mistura e deixar repousar durante 1 hora;

8. Moldar 15 pães em formato de discos e deixar repousar mais 40 minutos;

9. Colocar os pães no tabuleiro com papel vegetal e pincelar com azeite, levando ao forno pré aquecido a 180ºC, durante 30 minutos.

 

Recheio:

1. Demolhar o feijão encarnado durante 12h e, posteriormente, cozer em água durante 1h e 40 minutos;

2. Refogar a cebola e o alho picados, em azeite;

3. Após a cozedura, adicionar o feijão com a soja granulada (previamente hidratada em água durante 20 minutos), a paprika e a cenoura ralada. Adicionar os temperos e deixar apurar;

4. Adicionar a abóbora em cubos e os cogumelos em cubos/tiras finas;

5. Misturar todos os ingredientes.

 

Molho:

1. Misturar o queijo quark com o iogurte natural e os temperos (manjericão, limão e alho).

 

Montagem do Kebab:

1. Branquear as folhas de couve Pak-choi (colocar em água a ferver durante 1 minuto e retirar de seguida);

2. Retirar os pães do forno e cortar ao meio;

3. Colocar uma folha de couve Pak-choi em cima de metade do pão;

4. Rechear com o chili de soja;

5. Fechar o pão com a outra metade de pão;

6. Acompanhar com o molho à parte.

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