Boas Festas!

Notícias

A adoção de práticas mais sustentáveis é cada vez mais uma preocupação, quer por parte das empresas quer dos consumidores, sobretudo devido à maior sensibilização para as problemáticas ambientais e o desperdício alimentar. A venda de produtos alimentares a granel tem vindo a expandir, porém é necessário esclarecer os prós e contras desta prática.

Uma das grandes vantagens é a redução significativa da produção de embalagens e da geração de resíduos. Ajuda também o consumidor a controlar as quantidades adquiridas o que, consequentemente, evita o desperdício alimentar. Além disso, existe uma maior facilidade em comprar produtos locais e nacionais.

Por outro lado, os produtos a granel são mais suscetíveis à contaminação, uma vez que é necessário assegurar que os recipientes e os locais de armazenamento são apropriados. Por não possuírem embalagens, é importante garantir que as informações que normalmente estariam nos rótulos ficam registadas de alguma forma, em particular a data de validade e as instruções de utilização e conservação.

Por fim, fazer compras a granel pode ser mais ecológico, mas é necessário considerar fatores como a frequência com que vai às compras, as condições de armazenamento em casa e a reutilização de sacos, embalagens e recipientes.

#ITAU
#DicasSustentáveis

Tem comentários para nós?