Reciclagem – dúvidas mais frequentes

Dicas Sustentáveis

A reciclagem ainda é um tema que pode suscitar algumas dúvidas, sendo frequente surgirem questões sobre o processo de recolha e sobre a necessidade de lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto.

Sobre o processo de recolha, importa referir que a recolha é realizada de forma seletiva, pelo que os diferentes ecopontos são esvaziados separadamente. Até quando toda recolha é feita pelo mesmo camião, estes possuem compartimentos que permitem a separação dos materiais.

Sobre a necessidade de lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto, não é necessário. Durante o processo de reciclagem, já existe uma fase de lavagem e tratamento químico e, por isso, não precisa de lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto, pois não acrescenta nenhuma vantagem e desperdiça-se mais água.

O importante é esvaziar o máximo possível, espalmar e colocar a tampa. Quando as tampas têm um tamanho reduzido, coloque-as no ecoponto correspondente à embalagem (por exemplo: as garrafas de plástico devem ser descartadas com a tampa e também o rótulo).

#ITAU
#DicasSustentáveis

Tem comentários para nós?