Reforço dos cuidados com a Saúde

Notícias

O inverno é caracterizado pelas temperaturas baixas e pelo aumento da incidência de infeções respiratórias provocadas por diversos agentes virais e bacterianos, sendo recorrente a gripe, uma epidemia sazonal.

Este é um dos principais problemas de saúde que ocorre, mais frequentemente, nesta estação do ano, daí a designação de epidemia sazonal.   

A gripe é uma doença aguda viral que afeta, maioritariamente, as vias respiratórias. No entanto existem outros problemas respiratórios como a asma e a doença pulmonar obstrutiva crónica que devem ser tidos em consideração. Num período em que a atividade gripal está elevada, pessoas diagnosticadas com estes problemas respiratórios estão mais vulneráveis. 

Assim, a adoção de medidas preventivas e de controlo de infeção é essencial para toda a população, mas, principalmente, para as pessoas enquadradas nos grupos de risco: idosos, crianças e pessoas com doenças crónicas ou outras comorbilidades. 

É, portanto, fundamental: 

– Evitar locais fechados e com grande aglomeração de pessoas; 

– Reforçar as medidas de higiene das mãos e de etiqueta respiratória; 

– Ter especial cuidado com a nutrição, preferindo alimentos de alto valor nutricional e ricos em substâncias antioxidantes (vitamina C, vitamina E, selénio e zinco), tais como frutas variadas e hortícolas de cor verde escura para reforçar o sistema imunitário; 

– Realizar atividades físicas controladas, para se manter ativo;  

– Promover uma boa hidratação do organismo, por isso, mesmo sem sede, deve ingerir líquidos ao longo do dia; 

– Ajustar o vestuário à temperatura exterior, vestindo-se por camadas e tendo especial atenção às extremidades – mãos, pés e cabeça e optar por calçado antiderrapante para prevenir quedas;  

– Abrir as janelas de casa, com regularidade, para promover a circulação de ar e melhorar a qualidade do mesmo, evitando também, em caso de utilização de lareiras, intoxicações por monóxido de carbono.

 

Autoria: Raquel Patrício (membro do Comité Técnico de Nutrição do ITAU)

Bibliografia: *DGS, (2016) Saúde sazonal: Inverno e saúde- plano de contingência para temperaturas extremas adversas. *SNS24, (2019) Guias da Saúde, Proteja-se contra o frio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tem comentários para nós?