Sobre
Somos uma referência nacional no setor da alimentação coletiva.
Com mais de 60 anos de história, somos uma das mais antigas empresas na área da alimentação. Criada em 1963 o Instituto Técnico de Alimentação Humana, é a primeira empresa de alimentação coletiva em Portugal. Como pioneiros em diversas áreas, temos responsabilidade acrescida em trilhar novos caminhos alternativos a favor de um futuro mais sustentável.
História
A história do ITAU confunde-se com a própria história de Portugal ao longo dos últimos 60 Anos.
Contá-la é, inevitavelmente, abordar acontecimentos relevantes da economia portuguesa, bem como do seu enquadramento sociológico e cultural. Temos no currículo a passagem por uma revolução (25 de abril de 1974) e as intervenções do Fundo Monetário Internacional (FMI). É destas vivências que o ITAU tem construído a sua sabedoria, lançando as bases para o futuro.
No decurso de todos estes anos de atividade produzimos e servimos aos nossos clientes mais de 500 milhões de refeições, em escolas, empresas, hospitais, lares e estabelecimentos prisionais, tornando-nos na empresa de alimentação coletiva que mais refeições serviu em Portugal.
Em 2019, o ITAU reposiciona-se estrategicamente no mercado, especializando-se nos segmentos Saúde e Social.
Objetivos para 2024
O ano de 2019 representou um novo capítulo na vida do ITAU, que passou a dedicar-se maioritariamente a clientes dos segmentos Saúde e Social: hospitais, clínicas, instituições sociais e residências sénior. Esta especialização permitiu uma melhor organização e um serviço mais dedicado, eficiente e personalizado.
São objetivos da empresa diferenciar-se na área social e da saúde, pela sua aceleração digital e responsabilidade ambiental, mantendo o foco nas suas pessoas.
Consulte aqui a nossa estratégia revista para 2024:
Missão, visão e valores
Missão
O ITAU definiu como missão a prestação de serviços de alimentação com os mais elevados níveis de qualidade visando a segurança alimentar total geradora de confiança nos seus Clientes e fidelização dos seus consumidores através de um clima organizacional mobilizador das suas Equipas. Assume-se como uma empresa que promove uma cultura inovadora, socialmente responsável e sustentável, espelhando nos seus processos uma melhoria contínua assente nas boas práticas de saúde e segurança no trabalho e de respeito pelos princípios de preservação do meio ambiente.
Visão
Ser o melhor prestador de serviços de alimentação no segmento saúde e social, baseado num modelo de negócio que assenta no desenvolvimento de soluções diferenciadoras e inovadoras, promovendo o incremento de valor para a organização e para as suas partes interessadas.
Valores
Confiança
Rigor
Excelência
Pautamos pela excelência no nosso serviço, promovendo as boas práticas ao longo de toda a cadeia de valor, tendo como pilar o desenvolvimento de competências, mérito e valorização do trabalho em equipa.
Inovação
Procuramos servir com inovação os nossos clientes, construindo soluções adaptadas às especificidades de cada um.
Sustentabilidade
Política
Qualidade, Ambiente, Formação, Responsabilidade Social, Segurança Alimentar, Segurança e Saúde no Trabalho e Inovação
O ITAU, pioneiro nos conceitos de alimentação saudável em Portugal, presta serviços adequados às necessidades e expectativas de cada cliente, baseados numa metodologia HACCP que visa a Segurança Alimentar Total, o respeito pelo meio ambiente, a promoção de um ambiente de trabalho socialmente responsável, seguro e saudável para os seus colaboradores. O ITAU apoia-se na valorização e motivação das suas equipas e na otimização contínua e sustentável dos seus processos, numa base criadora de valor para os seus acionistas, assumindo o compromisso de cumprir com os seus princípios.
Princípios
Qualidade e Segurança Alimentar Total
Clima Organizacional Mobilizador das Suas Equipas
Sustentabilidade e Proteção Ambiental
Socialmente Responsável
Trabalho Saudável e Seguro
Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI)
A sustentabilidade do ITAU depende cada vez mais da sua capacidade de inovar os seus produtos (bens ou serviços), processos, modelos organizacionais e de marketing, sendo a mesma promovida não apenas pela criatividade dos seus profissionais, mas também pela produção e valorização do conhecimento alinhado com a estratégia e objetivos do ITAU.
Indicadores 2022