Atualmente, há cada vez mais uma maior preocupação com a sustentabilidade por parte de empresas e organizações. Contudo, é necessário existirem ações propriamente ditas e avaliar o impacto das mesmas, caso contrário, podemos estar perante práticas de greenwashing.
Esta estratégia caracteriza-se pela utilização de alegações que transmitem a ideia de que determinada empresa ou produto é ambientalmente sustentável, quando na realidade há falta de ações concretas e resultados precisos.
As práticas de greenwashing são transversais aos diferentes setores de atividade e podem surgir de diversas formas, por exemplo:
– Inclusão de afirmações vagas sobre sustentabilidade, através da utilização de adjetivos como “eco”, “sustentável”, “green” ou “bio” – sem referência a certificações ou provas que os sustentem ou comprovem;
– Enfatização de um determinado benefício ecológico, como forma de compensar outros aspetos negativos;
– Campanhas publicitárias que associam o produto a uma imagem natural, verde e/ou orgânica, quando o produto não é ecológico.
Deste modo, é fundamental estar atento(a) a este tipo de campanhas: leia os rótulos atentamente, conheça as certificações existentes e informe-se acerca das ações das marcas.