ITAU e o Projeto Bioma

Iniciativas

A Cadeia de Valor Agroalimentar (CVAA), está profundamente ligada a diversos desafios que atualmente a humanidade enfrenta:

– Alterações climáticas

– Perda de área produtiva de solo

– Crescimento exponencial da população.

Em todas as fases da CVAA são consumidos recursos, produzidos resíduos orgânicos e inorgânicos e libertados gases de efeito estufa em larga escala. Em simultâneo, a agricultura e o sistema alimentar mundial estão a ser desafiados a alimentar uma população global estimada em 9,7 bilhões de pessoas até 2050 (dados da ONU), com a diminuição dos recursos terrestres e hídricos. Estes cenários estão a obrigar o sistema a procurar novas formas mais eficientes de produzir, transformar e consumir que respeitem os limites ecológicos do planeta.

A CVAA enfrenta também o desafio da transformação digital como advento da 4ª revolução industrial. As soluções baseadas nas novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), desempenham um papel de importância e dominância crescentes para a sustentabilidade e competitividade das empresas e cadeias de valor. A transformação digital é mesmo apontada pela UE como o mecanismo para assegurar a competitividade das empresas na Europa, seja qual for a sua localização, tamanho ou setor de atividade.

Face a estes desafios, é consensual que é necessário e urgente alterar a forma como o sistema de produção de alimentos e a CVAA afetam o ambiente e vice-versa, mantendo-se simultaneamente competitivo e eficiente. Assim, são necessárias estratégias que promovam a sustentabilidade, produtividade e competitividade da CVAA, sob perspetivas holísticas e integradas. A UE é protagonista na definição destas estratégias para a Europa, onde se destacam (1) o plano de ação estratégico para o desenvolvimento da Bioeconomia Sustentável e Circular e (2) a Iniciativa Europeia para a Digitalização da Indústria.

Neste contexto, surge o projeto “BIOma – Soluções integradas de BIOeconomia para a Mobilização da cadeia Agroalimentar”, um projeto que reúne um consórcio alargado de 24 entidades nacionais inseridas na fileira agroalimentar, entre os quais a Campotec, a SGS, o ISQ, a SONAE, a Universidade do Porto, Universidade Católica, os Institutos Politécnicos de Bragança, Viana do Castelo e Santarém, a Lipor e o ITAU, entre outras. Este projeto tem como objetivos reposicionar as empresas da CVAA em patamares mais competitivos e sustentáveis, promovendo estratégias e um ecossistema que potenciem de uma forma inovadora a adoção de soluções integradas de Bioeconomia. Veja toda a informação deste projeto inovador em: www.projetobioma.pt

E esteja atento às próximas edições!

 

Consulte aqui a ficha de projeto: Ficha de Projeto

 

#ITAU
#Bioma

Tem comentários para nós?