A ameijoa está na sua época de Janeiro a Abril e de Outubro a Dezembro e tem uma composição nutricional merecedora de relevo, já para não falar no seu sabor.
O prato mais típico quando se pensa em ameijoas é à Bulhão Pato. Este, para além das ameijoas, é acompanhado de muitos outros superalimentos como o alho, azeite e coentros e utiliza ótimos métodos de confeção.
Devemos destacar a grande variedade de propriedades e benefícios das ameijoas. São pobres em gorduras e apresentam um elevado teor em vitaminas e minerais, destacando-se o ferro, sendo, por isso, um verdadeiro alimento anti anemia.
É muito importante ter cuidados na escolha, compra e conservação das ameijoas de modo a manter a segurança deste alimento. O consumo de marisco deteriorado pode levar a intoxicações alimentares com sérias consequências. Deve escolher as ameijoas mais frescas, com as conchas bem fechadas, que resistem à tentativa de abertura, cheiro agradável e fresco a maresia e carne brilhante. Caso estejam deterioradas, as ameijoas não resistem à tentativa de abertura da concha e têm um cheiro mais ou menos fétido.
Se comprar ameijoas descongeladas, é aconselhável que as consuma logo após a compra, no entanto poderá conservá-las durante um período máximo de 2 dias. Conserve no frigorífico dentro de um recipiente com gelo e substitua o gelo 1 a 2 vezes por dia. Se optar por comprar já congeladas, coloque no congelador o mais rápido possível após a compra, onde podem ser mantidas durante 1 mês. Ao descongelar, não deixe à temperatura ambiente nem utilize o micro-ondas: coloque num recipiente com água no frigorífico.