Privilegie os produtos da época – Ameixa

Privilegie os produtos da época

Nos meses de Junho a Setembro é a altura da ameixa. Pode ser aproveitada e consumida em variadas formas diferentes: ao natural, em compotas e geleias, purés, saladas ou até servido com carne. Ao comprar ameixas, escolha sempre aquelas que se encontram firmes, brilhantes e intactas, sem qualquer dano. Se pretender comprar já maduras e prontas para consumo, escolha as macias ao toque e que resistem ao pressionar levemente. Se optar por deixá-las amadurecer em casa não escolha as que ainda estão demasiado duras e muito imaturas, porque desse modo o gosto e textura não ficará bom.

Se estiverem maduras, conserve as ameixas na gaveta inferior do frigorífico durante cerca de 1 semana. As que ainda não amadureceram, devem ser armazenadas à temperatura ambiente, mas tenha atenção, pois a ameixa é um fruto que amadurece muito rápido. Verifique se já está madura 1-2 dias depois da compra, de forma a evitar que amadureça demasiado.

As ameixas frescas são ricas em fibras, que ajudam a melhorar o funcionamento intestinal. Quando secas, a mesma porção apresenta um teor de fibra consideravelmente superior, sendo benéficas para o trânsito intestinal. Mas atenção ao teor de açúcar que está também muito mais concentrado.

As ameixas frescas apresentam um conteúdo considerável em fitonutrientes como flavonoides e compostos fenólicos, que apresentam capacidades antioxidantes. Quando secas, as ameixas apresentam alguma concentração em vitamina K bastante superior. Esta vitamina é importante na manutenção de ossos normais. 

#ITAU
#ProdutosdaÉpoca

Tem comentários para nós?