Abril e Maio são os melhores meses, para quem gostar de favas!
Pertencente ao grupo das leguminosas, é uma vagem que tem no interior as suas sementes, as favas. Para as comprar, consegue encontrá-las em forma de vagem para descascar, o grão congelado ou a fava seca (menos usada).
Relativamente às vagens, tenha em conta o aspeto fresco, sem que haja vagens duras e tenras misturadas. Pode conservá-las por 2-3 dias à temperatura ambiente ou por 1 semana no frigorífico e, mal as descasque, tem de cozinhá-las.
As favas secas devem ser brilhantes, estar inteiras e sem cheiros estranhos. Estas, podem conservar-se até 1 ano se estiverem acondicionadas num saco bem fechado e sem luz.
É recomendado que sejam bem cozinhadas, pois desta forma a digestão é facilitada.
Além do elevado teor de proteína e fibras, a fava é rica em magnésio, potássio, cálcio, ferro e fósforo. É a segunda leguminosa mais rica em fibras, sendo a primeira o feijão-branco. Devido a este elevado teor de fibras, o consumo das quantidades recomendadas tem um efeito positivo na redução de colesterol, na regulação do apetite e do trânsito intestinal.
Segundo as recomendações da Roda dos Alimentos, deve consumir-se 1-2 porções diárias de leguminosas, sendo que 1 porção representa 3 colheres de sopa de favas frescas cruas.