Pode encontrar pimentos de junho até outubro. Verdes, vermelhos, laranjas, amarelos… Existem diferentes variedades de pimento e o sabor, formato e tamanho destes variam consoante as variedades. Os pimentos vermelhos são, nada mais, nada menos do que uma variedade totalmente madura dos pimentos verdes, que têm um sabor mais amargo. Os vermelhos, laranjas e amarelos são mais doces. Também a composição nutricional varia de acordo com a fase de maturação, cor e tipo de cultivo.
São ótimos para dar mais cor aos pratos e podem ser consumidos crus ou cozinhados. Em Portugal, costumam ser assados ou consumidos crus em saladas.
Os pimentos têm capsaicina na sua composição. É este composto que causa a sensação de ardor ao consumir, mas é muito benéfico para a saúde.
Os pimentos não amadurecem depois de colhidos, por isso, escolha-os já maduros. Devem apresentar a cor típica da sua variedade, pele lisa, brilhante, sem manchas e pisaduras ou áreas mais escuras.
Conserve os pimentos na gaveta inferior do frigorífico, embrulhado em película, durante mais de uma semana. Pode congelá-los inteiros para minimizar perdas nutricionais.
Uma boa dica para conseguir pelar os pimentos é retirá-los do assador e colocá-los num saco de plástico para alimentos. Depois, fechar o saco com os pimentos, deixar arrefecer 15 minutos e pelá-los de seguida. Isto ajuda a retirar a pele e não influencia o sabor.