Privilegie os produtos da época – Cereja

Privilegie os produtos da época

A partir da segunda quinzena de Maio, em Junho e Julho estamos em plena época da cereja. Saiba como escolher, conservar e consumir este fruto tão rico e benéfico para o organismo.

Consumi-as normalmente ao natural, é o ideal, mas as cerejas podem ser usadas em saladas, doces e sobremesas: pode fazer bolos, tartes ou compotas com as cerejas.

Irresistível para o paladar, a cereja é também benéfica para o organismo. As características nutricionais da cereja dependem da variedade, do grau de maturação, cor, entre outros fatores, pelo que deve escolher bem. Escolha as cerejas maduras, pois não amadurecem com o tempo; as maiores, mais carnudas e mais pesadas estão mais maduras. Opte pelas cerejas com pele firme, limpa, brilhante, sem golpes e manchas e com o pedúnculo bem preso ao fruto. Evite comprar cerejas moles, engelhadas e pegajosas. Guarde-as no frigorífico, na zona inferior, sem lavar e podem durar até 2 semanas. Se preferir congelar, lave-as e seque-as bem e, depois, congele em sacos de plástico. Assim podem durar até 8 meses.

Há uma que se destaca no nosso país: a cereja do Fundão (IG), uma cereja muito doce e de textura firme, características que advêm das condições edafoclimáticas do Fundão e a tornam, em termos gustativos, das melhores cerejas do mundo, ex-libris da região e motivo de orgulho nacional.

 E, “como cereja no topo do bolo”, é uma fruta com um relativo baixo valor energético, pelo que cerca de 10 pares têm apenas 66 kcal.

 

#ITAU
#ProdutosdaÉpoca

Tem comentários para nós?