O feijão-verde ou vagem pertence à família das leguminosas, não é mais do que a vagem do feijão seco, que é colhida antes do amadurecimento das sementes. Existem três tipos de feijão-verde plano, redondo e raiado – e pode ter várias tonalidades. A cor totalmente verde é a mais comum, mas pode encontrar-se também em roxo, amarelo ou verde riscado com roxo.
Apresenta uma composição nutricional cheia de vitaminas e minerais, que lhe confere propriedades benéficas importantes como antioxidantes, anti-inflamatórias, diuréticas e protetoras cardiovasculares.
Para além destes benefícios para a saúde, o feijão-verde é também muito versátil já que pode ser consumido, durante o período de Junho a Setembro, de tantas maneiras diferentes e acompanhar uma grande variedade de pratos. Pode ser cozido, salteado, gratinado ou até panado!
Como escolher o feijão-verde? Deve ter textura tenra, cor verde vivo sem manchas escuras e estar quebradiço, que é sinal de frescura: ao quebrar, deve fazer um pequeno estalido, ter uma polpa suculenta e estar sem fios. Opte pelo não embalado, pois assim pode escolher as vagens que têm melhor qualidade.
Conserve na gaveta inferior do frigorífico, sem lavar e dentro de um saco de plástico perfurado. Nestas condições, mantêm-se durante 3 a 5 dias.
Tem um baixo valor energético e é rico em vitaminas e minerais. Destacam-se os carotenos (pro-vitamina A), vitamina C e ácido fólico, o cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Além disso, são boas fontes de fibra alimentar.