Desde Janeiro a Março e de meados de Novembro a Dezembro é a época ideal para consumir kiwi, um fruto refrescante e tão apreciado. Tem uma consistência cremosa, um sabor doce e ácido intenso ao mesmo tempo e é muito rico nutricionalmente.
Sabia que o kiwi tem origem no sul da china e é dos frutos mais ricos em vitamina C? A vitamina C é benéfica para ajudar a combater gripes e problemas de saúde respiratórios (falta de ar, asma, tosse).
Pode comer-se ao natural, em batidos e sumos, saladas, a acompanhar o iogurte ou até, pela sua cor verde vivo, utilizar-se para decorar pratos.
Evite comprar os kiwis mais macias, com manchas ou danos e os que já estiveram húmidos. Para escolher os kiwis mais doces, pressione levemente o fruto entre o polegar e o indicador. Os que forem mais doces cedem ligeiramente à pressão.
Se não comprar os kiwis totalmente maduros, deixe-os a amadurecer à temperatura ambiente protegidos da luz solar e calor e pode optar por colocá-los junto da banana para amadurecerem mais rápido. Se já os comprar maduros, pode conservá-los à temperatura ambiente, onde duram cerca de 15 dias ou no frigorífico, onde já aguentam mais algum tempo, aproximadamente 30 dias.
O kiwi oferece-nos inúmeros fitonutrimentos, vitaminas e minerais que são benéficos para a saúde.