Um fruto doce, macio, hidratante e saciante, a meloa é característica de Junho a Setembro, ideal para saborear em alturas de calor. Existem várias variedades de meloa, com cores que vão do branco-esverdeado ao laranja e polpas e texturas diferentes, mais firmes ou mais macias.
Quando consumida combinada com alimentos ricos em ferro, como carne, peixe ou leguminosas, pelo seu teor alto em vitaminas C e A, contribui para o melhor aproveitamento, absorção e metabolismo do ferro tão importante, ajudando até a combater a anemia.
Escolha as meloas maduras, com casca firme e sem danos. Para ver se estão maduras, verifique se cedem levemente quando comprimidas nas extremidades, se são pesadas relativamente ao tamanho que tem, se a cor é forte, não tem rachaduras ou partes moles e o aroma é suave e agradável.
Conserve à temperatura ambiente, em local fresco e arejado até estarem completamente maduras. Se já estiverem maduras, guarde no frigorífico onde se mantêm durante mais tempo. Depois de cortar, cubra a meloa com película aderente e armazene no frio.