Este alimento de sabor leve e meio adocicado é muito rico em água, o que o torna refrescante e uma boa opção para ajudar a hidratar nas alturas de calor. Desde Maio até Novembro é a época ideal para consumir pepino: na sopa, em conserva, saladas, sumos e batidos, entre outras formas. Se sentir que o pepino é indigesto, não o descasque na totalidade.
Como escolher pepinos? Escolha aqueles sem manchas, cortes e sinais de desidratação (amarelados e casca rugosa) e com a pele lisa, verde e brilhante.
Uma dica para saber se o pepino está bom para consumo é dar pequenas batidas com o nó dos dedos no centro do mesmo: o som que faz não pode ser oco! Para além disto, prefira sempre os que estão refrigerados uma vez que o pepino é sensível ao calor. Também por este motivo, o pepino deve ser conservado no frio durante 5 dias e, se aberto, em tupperwares de vidro ou sacos fechados, devendo ser consumidos em 2 dias.
Contém baixo valor energético, logo pode ser consumido em quantidades apreciáveis, é rico em fibras, carotenos, magnésio e potássio.