O pêssego é um autêntico fruto de verão, característico de Julho a Setembro, muito rico em água, refrescante e com um aroma doce agradável e delicado.
Conhecido por retardar o envelhecimento e por ser rico em antioxidantes e outros tantos nutrientes, é um fruto com textura aveludada e muito apreciado.
Maioritariamente consumido ao natural, pode também ser encontrado enlatado, sendo esta uma opção mais calórica já que tem mais açúcar na calda. Pode utilizar o pêssego em saladas, sobremesas, bolos, tartes e sumos, o que é uma ótima opção para lanches e almoços de verão ou até para fazer compotas e licores. A polpa do pêssego é muito perecível, por isso, deve comprá-los aqueles sem machas ou toques, aromáticos e que cedam ligeiramente ao toque. Se comprar os pêssegos ainda verdes, coloque-os à temperatura ambiente de modo a amadurecerem. Caso já estejam maduros, conserve no frigorífico até aproximadamente 1 semana.
Como acontece com a maioria das frutas, o pêssego tem mais de 80% de água e apenas 38 kcal por cada 100g. É uma excelente fonte de Vitamina C, de vitaminas do complexo B e ainda de minerais como o Potássio e o Fósforo.
Apesar de existirem diferentes variedades, o amarelo ou rosada da polpa, deixa adivinhar se é uma boa fonte de carotenoides, nomeadamente betacaroteno, que o nosso organismo transforma em vitamina A.
O pêssego é ainda uma fonte importante de fibra e apresenta um alto teor em fibra, um nutriente importante para o bom funcionamento da microflora dos intestinos e que contribui, por isso, para a regulação do trânsito intestina e para promover a sensação de saciedade e controlar o apetite entre as refeições.