O Rabanete é uma hortaliça que está disponível de Janeiro a Junho e de Outubro a Dezembro. Pode utilizá-lo na sopa, comê-lo cru e em saladas, cozido ou até em conserva. Para tornar o seu sabor (que é um pouco amargo) mais suave, basta retirar-lhe a pele.
Escolha rabanetes que tenham um aspeto fresco, as folhas verdes brilhantes e a raiz (o rabanete em si) com casca firme, lisa e sem fissuras. A cor deve ser uniforme e vermelha ou branca; quando mais avermelhada, mais intenso será o sabor do rabanete.
Antes de guardar, remova as folhas, pois assim o rabanete dura mais tempo e, depois, conserve-o na gaveta inferior do frigorífico. Se retirar as folhas, pode manter-se bom durante aproximadamente 3 semanas; se mantiver as folhas, a hortaliça durará 5-7 dias.
É um alimento com baixo teor calórico, elevado teor de água, ricos em fibras alimentares, vitamina C, ácido fólico e minerais como o potássio e o fósforo.
O rabanete tem inúmeras propriedades, atuando como diurético, antiescorbútico, estimulante da função das glândulas digestivas e estimulante do fígado, permitindo que, com o aumento da produção de bílis, a digestão seja facilitada.