A época da romã começa no final de Setembro e vai até inícios de Dezembro, sendo uma fruta muito característica do Outono e muito interessante em termos nutricionais. Tem um grande teor de antioxidantes, importantes na saúde cardiovascular e prevenção de alguns tipos de cancro, apresenta benefícios para o reforço do sistema imunitário e para a saúde óssea.
Este fruto pode ser consumido de variadíssimas formas: ao natural, em sumos, em sobremesas, para fazer geleias e compotas, molhos ou até como ornamento de pratos, para dar cor, textura e sabor.
Tenha atenção ao comprar para adquirir romãs sem podridões, rachas e cortes. Devem também estar isentas de humidades, odores e parasitas estranhos.
É um fruto que se mantém bastante tempo em boas condições, que pode ser conservado até durante 2 a 3 meses, se for armazenada a baixas temperaturas, no frigorífico. Fora do frigorífico, aguenta cerca de 1 mês. Se descascar, os bagos da romã podem conservar-se no frigorífico 2 semanas, desde que num saco de plástico fechado.
A romã é um fruto saudável, hidratante, saboroso e pouco calórico. Tendo em conta que é um fruto com alto teor de fibras solúveis, a romã pode ajudar no processo de gestão do peso uma vez que promove a sensação de saciedade.
Sabia que este fruto é considerado símbolo de longevidade e amor. Existe a tradição Grega de cortar uma romã durante o casamento como símbolo de fertilidade.