O carapau, considerado um verdadeiro peixe português, saboroso e saudável, deve ser consumido no período de Abril a Outubro. Pode ter diferentes nomes consoante o seu tamanho: Jaquinzinho é um carapau mais pequeno e Chicharro é um carapau muito grande.
Existem muitas formas para consumir carapau: no forno, cozido, frito, em filetes, grelhado e até em sushi.
Deve apresentar aspeto brilhante, com odor a maresia e olhos salientes e brilhantes e ser mantido num recipiente fechado, no frigorífico durante 1 dia ou então no congelador, onde pode ser conservado por mais tempo.
O Carapau é um peixe com baixo teor de gordura, com alto teor de proteína, ómega–3 e vitamina B12. Fornece, ainda, uma quantidade significativa das vitaminas D e B6, niacina, potássio e fósforo. São diversas as vitaminas e minerais que contribuem para a manutenção de ossos normais, sendo o carapau uma excelente fonte de alguns desses micronutrientes (vitamina D e fósforo).
A riqueza em ácidos gordos ómega-3, aliada ao facto de ser fonte de potássio, fazem do carapau um alimento que contribui para a manutenção da saúde cardiovascular.