A época da nêspera é entre Abril em Maio e esta é produzida em todo o país, mas particularmente no Algarve. A nespereira é uma boa árvore para plantar no seu quintal se tiver esse espaço, já que é resistente a pragas, as folhas surgem no Outono e o fruto amadurece na primavera.
A nêspera é um fruto muito perecível e sensível, pelo que ao comprá-lo deve ter em atenção se está intacto e sem zonas já moles.
Dependendo do tempo que quer que a nêspera se mantenha pode conservá-la à temperatura ambiente, preservando-se durante 6-9 dias ou, em alternativa, no frigorífico, onde as armazena em boas condições durante aproximadamente 15 dias.
Apresenta uma forma oval, de cor alaranjada, de casca fina e de polpa mole e sumarenta. É uma excelente fonte de vitamina A, responsável pela boa saúde das mucosas e pele, e é rica em carotenos, razão pela qual tem uma cor alaranjada e um poder antioxidante interessante. Assim, quanto mais intensa for a cor da nêspera, maior será o seu conteúdo em antioxidantes, importantes para a saúde da pele e das células. Estas propriedades nutricionais são particularmente importantes no Verão quando a pele é mais agredida pelo sol. Tem um teor de pectinas (fibras alimentares) considerável, atuando na regulação do colesterol, e é rica em compostos flavonoides com propriedades antioxidantes, que são protetores naturais das células.
Cerca de 86% da sua composição é água, o que a torna numa fruta hidratante e de consumo ideal em dias de maior calor.