O diospiro é talvez o fruto mais típico e preferido do Outono, estando disponível nos meses de Outubro e Novembro. O diospireiro é uma espécie de origem subtropical, que se adapta a um clima moderado. O dióspiro é uma fruta bastante doce, com alto teor em fibra e excelente fonte de vitamina A.
Em Portugal, podemos encontrar diospiros numa versão mole, com uma cor mais avermelhada, textura suave e um sabor doce intenso ou numa versão mais dura, com cor mais laranja e sabor menos doce.
O consumo de diospiro apresenta diversos benefícios entre os quais o bom funcionamento do sistema imunitário, prolongar a sensação de saciedade e a proteção das células devido às suas propriedades antioxidantes.
Normalmente é mais apreciado ao natural, mas também há quem opte por grelhar, assar ou usar em saladas, sumos, gelados ou compotas.
É importante consumir o diospiro maduro, para diminuir a adstringência e suavizar o sabor. Escolha os diospiros brilhantes, intactos e sem sinais de desidratação. A coloração pode ser de amarelo alaranjado a laranja escuro e deve comprar os que ainda tenham pedúnculo e cálice.
Se comprar os diospiros ainda por amadurecer, já que o amadurecimento é rápido, pode colocá-los junto de outras frutas como a banana, que liberta substâncias que induzem o amadurecimento das frutas que estão próximas. Para conservar diospiros maduros por mais tempo, guarde-os no frigorífico durante cerca de 4 dias.