Refrescante, doce e muito aromático, o morango é um fruto com um baixo valor energético e um elevado teor de água, delicioso para consumir ao natural. Recomenda-se o seu consumo dentro da sua época, ou seja, de Abril a Agosto. Maioritariamente consumido cru, este fruto é também muito utilizado na pastelaria e para fazer compotas, batidos e sobremesas.
Por ser um fruto bastante perecível, deve ser comprado poucos dias antes do consumo e devem-se escolher morangos com consistência firme, vermelhos vivos, sem sinais de deterioração e de tamanho médio (os maiores são menos saborosos). Por outro lado, os morangos não amadurecem depois de colhidos, por isso, evite comprar aqueles que apresentem partes verdes ou sem cor.
Antes de os guardar certifique-se que não existem morangos danificados/com bolor e, se existirem, retire-os. Depois, conserve-os no frigorífico durante cerca de 5 dias.
Os Morangos são uma deliciosa forma de proteger o organismo. São ricos em antioxidantes e, por isso, fortalecem as defesas e previnem doenças cardiovasculares. Apresentam também elevados teores de água e potássio, com propriedades diuréticas. Fornecedor de antioxidantes, o morango é considerado um dos frutos vermelhos mais populares do mundo.